Por: Ana Carolina Accioly Monteiro (Instituto Militar de Engenharia), Gabriel Ribeiro Barbosa (Instituto Militar de Engenharia), Wagner Antonio Loureiro Lima Krepke (Instituto Militar de Engenharia), Gabriel Onofre do Nascimento (Instituto militar de engenharia), Mônica Aline Magalhães Gurgel (Instituto militar de engenharia), Marcelo Henrique Prado da Silva (Instituto Militar de engenharia), Andersan dos Santos Paula (Instituto Militar de Engenharia)
Resumo:
No presente trabalho, foi explorado o ensaio de ultramicrodureza instrumentada que permite explorar determinadas propriedades mecânicas, a fim de avaliar se existem alterações significativas nestas propriedades em função da mudança de microestrutura de um aço. As condições analisadas foram as resultantes das Laminações a Quente (BQ) e a Frio (BFH), bem como do Recozimento Contínuo Intercrítico (BFF) na produção industrial do aço “Dual Phase” (DP) ou bifásico. Dentre essas diferenças, as fases são uma das principais mudanças na microestrutura, as quais nas condições Laminadas a Quente e a Frio possuem ferrita livre e segunda fase (principais constituintes se dividem em perlita, bainita e alguma fração diminuta de constituinte martensita-austenita - MA), mas se diferenciam da ferrita livre isenta de deformação na condição BQ, enquanto que na condição BFH, a ferrita, seja ela a ferrita livre, ferrita contida na perlita ou ferrita contida na bainita, estar encruada. Já na condição de Recozimento Contínuo Intercrítico, este apresenta ferrita livre (tanto com grãos encruados quanto recristalizados em maior fração) majoritária e segunda fase (principal constituinte MA), caracterizando o aspecto microestrutural de um aço DP. Assim, por BFH possuir uma concentração muito grande de ferrita encruada é de se esperar que a dureza, a resistência mecânica e o limite de escoamento dela seja maior que as do BFF e do BQ. Com os resultados dos ensaios de ultramicrodureza instrumentada pode-se perceber que BFH possuía maior dureza Vickers, DHV-1, DHV-2 e Hit, confirmando que este possui maior dureza, resistência mecânica e limite de escoamento. E ainda, após análise dos resultados obtidos em cada propriedade mecânica, o módulo de indentação mostrou-se o mais sensível, sendo a razão elástica aquele que menos sofreu alteração entre as três modificações estruturais estudadas.
Portanto, os ensaios provaram que o ultramicrodurômetro é uma ferramenta com capacidade de apresentar um prognóstico aceitável para determinar as propriedades mecânicas para tais aços.