Resumo:
O objetivo do presente estudo se dá pela viabilidade de substituição da liga de alumínio ABNT 2224, material envoltório a pá do rotor principal do helicóptero Robinson R22 Beta II, por uma liga de alumínio ABNT 7075 ou compósito com matriz polimérica e reforço de fibra de carbono unidirecional, afim de avaliar o aumento da vida útil, resistência mecânica e redução de custos. Foram realizados cortes na longitudinal e transversal, nas ligas de alumínio ABNT 2224 e 7075 para a realização da análise metalográfica e dureza Vickers com microcarga e, em seguida, foram feitos corpos de prova para ensaio de tração para as ligas de alumínio ABNT 2224 e 7075, flexão e impacto para a liga de alumínio ABNT 7075, afim de obter suas características mecânicas. Foi possível observar semelhança nos valores, de dureza 140 HV0,2kg em média e limite de resistência de 330MPa - 340MPa, mesmo havendo divergência nos valores de limite de escoamento é possível ser substituído a liga de alumínio ABNT 2224 pela liga ABNT 7075. Concluiu-se que em relação a propriedade mecânica, dureza e redução de custo, a substituição da liga de alumínio ABNT 2224 pela liga de alumínio ABNT 7075 é viável. Foram laminados compósitos de 3 mm e 4,5 mm de espessura, em seguida foram feitos corpo de prova para ensaio de tração, flexão e impacto, assim como para as ligas de alumínio. Foi possível observar valores de módulo elástico, limite de resistência acima dos valores das ligas de alumínio, mas quando comparados os valores de energia absorvida no ensaio de impacto, foi possível observar valores baixos, sendo viável a substituição caso a pá sofra impacto inferior aos valores obtidos.